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Qual pneu Off Road escolher

Escrito em 12 de Dezembro de 2021

Qual pneu Off Road escolher

Quais pneus Off Road deve escolhar para a sua moto?

 

A importância de escolher o pneu ideal

Por vezes não damos a importância devida, poderão ser escolhidos apressadamente ou apenas pelo preço mas este pode ser um dos seus maiores erros. Os pneus são responsáveis pela travagem, aceleração, tração e capacidade de curvar da sua moto. Não escolhendo o indicado ou com pressões não adequadas pode deixar a sua moto mais difícil de conduzir, menos divertida, menos eficaz e principalmente insegura.

 

Pneus de Enduro e de Motocross

Os pneus de enduro são normalmente denominados pneus  FIM (Fédération Internationale de Motocyclisme) ou ecológicos, sendo homologados para participar em enduro. São pneus DOT, aprovados para utilização em asfalto. A sua altura máxima deverá ser e 13mm e normalmente ter menos tacos que os pneus de motocross para não degradarem tanto o terreno. Legalmente não é permitido circular com moto de enduro na estrada com pneus de motocross, pelo que, é essencial utilizar estes pneus.

Os pneus de Motocross são portanto fabricados para utilizar exclusivamente em circuito ou em competições especifícas. Na prática geralmente muitos pilotos utilizam estes mesmos para enduro amador porque são geralmente mais baratos e duram mais, tendo até melhor aderência em alguns pisos. Os seus compostos geralmente intermédios tornam-nos adequados a pisos mistos.

 

Pneus macios, duros e intermédios

Na maioria dos fabricantes a variaedade dos pneus vai desde os soft, médium e hard no mesmo modelo de pneu. Este nome não indica como a maioria das pessoas pensa o tipo de dureza de composto da borracha mas sim o com terreno para o qual foi concebido.

Os pneus macios (Soft) são concebidos para terrenos macios como a lama e areia por exemplo e não tem necessariamente um composto macio na sua borracha, sendo normalmente o oposto. Um pneu para terreno macio deverá  ter os tacos mais duros para não cederem quando a tração é aplicada. Estão geralmente mais afastados para melhor o efeito de pá e a sua auto-limpeza.

Os pneus duros (Hard) são concebidos para terrenos duros como pedra, areia ou terra compacta. Os tacos são mais próximos e maiores, com uma base mais larga e um composto mais flexível para evitar rasgos no solo mais duro. Como o solo é mais duro não permite que os tacos cavem, sendo a aderência fornecida pelo composto da borracha e uma carcaça do pneu mais macia e flexível.

Os pneus intermédios (médium) ou mistos são os mais comuns. São adequados para terrenos intermédios ou mistos como o próprio norme indica. São uma mistura na concepção da sua carcaça, composto de borraça e disposição dos tacos.

 

 Tipos especiais

Esta tipologia nem sempre se aplica, podemos também encontrar pneus macios com cacaças finas e flexíveis assim como os tacos macios, ou o contrário.

Na maioria das excessões os pneus de extreme ou areia,

Outro tipo de pneu especial é o pneu Raid, feito para aguentar longas distâncias e altas velocidades. Tem carcaça e tacos muito resistentes para não deformarem, suportam bem estas condições mesmo em motos mais pesadas.

 

 Joaquim Costa.